desporto

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O desporto, como ferramenta de desenvolvimento, tanto no domínio do turismo, dos eventos internacionais, da saúde e da educação já é uma realidade no desenvolvimento económico e social do País. Cabo Verde é um destino muito procurado para a prática de desportos náuticos e recebeu nos últimos anos eventos importantes, como campeonatos de Wind surf, futebol de praia, entre outros. Neste ano, o país foi sede dos Jogos Africanos de praia, evento que colocou o país no centro das atenções de toda a comunidade desportiva internacional.

A organização de um evento de tal importância mostrou que são necessários profissionais com elevado nível de conhecimento no domínio da gestão desportiva para dar respostas aos mais diversos desafios relacionados ao sucesso pretendido. Além de preparar gestores desportivos para evento semelhantes, o Mestrado em Gestão das Organizações Desportivas vai de encontro ao desenvolvimento do potencial do país, em ser um centro de excelência, na nossa região e junto dos países africanos de língua portuguesa, no domínio da formação de quadros altamente capacitados, para atuar tanto nas instituições ligadas ao desporto como na atividade de investigação.

O conteúdo programático do curso abrange várias áreas de conhecimentos, nomeadamente, Liderança e Comportamento Organizacional, Logísticas em Organização de Eventos Desportivos, Gestão Financeira Aplicada a Eventos Desportivos, Marketing Desportivos, Olimpismo e Jogos Olímpicos, entre outros, organizados em três áreas de especialidade. Estes conteúdos foram desenhados de forma a dar ao mestrado um carater multidisciplinar adequando à formação, aos diversos desafios das organizações desportivas e às origens diversificadas dos estudantes. Os docentes serão motivados a adotar uma estratégia de ensino baseada em aulas participativas com apresentação de seminários e análise de estudos de casos, de forma a engajar os descentes com situações do mundo real e experiências práticas que podem melhorar o seu desempenho como gestor.

GRAU OU DIPLOMA CONFERIDO | DURAÇÃO | CRÉDITOS

  • Pós- graduação (Especialização) | 2 semestre | 60 CTS
  • Pós- graduação (Mestrado) | 4 semestre | 120 CTS

PROPINA ANUAL

  1. Pagamento único de 180 mil escudos (beneficia de um desconto de 10%),
  2. Pagamento semestral de 90 mil escudos (beneficia de um desconto de 5%), ou
  3. 12 prestações mensais de 15 mil escudos.

 PERFIL DE ENTRADA

O curso destina-se aos profissionais dos países africanos de língua oficial portuguesa que atuam na área da gestão do desporto, em organizações nacionais ou internacionais (públicos ou privadas), direta ou indiretamente, ligadas ao Movimento Olímpico. Podem também candidatar licenciados dos cursos de Ciências Empresariais, Economia e áreas afins, que pretendem adquirir conhecimentos de gestão desportiva, que lhes permitem concorrer a cargos de direção em organizações relacionadas ao desporto e aos Jogos Olímpicos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O concluinte deste curso estará melhor capacitado a exercer as seguintes atividades profissionais:  Gestor de Desporto em Organismos Governamentais;  Gestor de Desporto em Clubes, Associações, Federações, Comité Olímpico e Paralímpico;  Diretor Desportivo de Eventos Desportivos;  Assessor Desportivo;  Gestor de Negócios no Desporto;  Consultor Desportivo;  Docência e Investigação.