A Escola de Negócios e Governação realizou no Polo do Mindelo da Universidade de Cabo Verde, a Iª Edição da Semana de Gestão com o tema Knowlegde Network, evento este que aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio de 2019 e foi co-organizado pelos estudantes de Ciências Empresariais e Organizacionais e de Gestão Comercial e Marketing.

Foto 1.JPG

A cerimónia de abertura contou com a participação do Vice-Reitor para a Integração Tecnológica e Inovação, Prof. Doutor António Varela que ressaltou a importância das redes de conhecimento e desejou os maiores sucessos para a atividade, parabenizando a Organização. Ainda na sequência da abertura, a Vice-Presidente da Escola de Negócios e Governação, Profª. Mestre Abigail Ferreira, após os cumprimentos e agradecimentos, destacou a missão do evento de “aproximar o meio académico do empresarial”, permitindo aos estudantes o contato com abordagens e perspetivas variadas que contribuirão para a sua formação académica e futuro profissional, sendo assim trabalhadas algumas das habilidades mais importantes de um gestor.

Foto 2.JPG

A primeira atividade da semana foi uma conversa aberta sobre o profissional do futuro, tendo como convidados a Dra. Samira Pereira da O2CV, o Dr. Nuno Ferreira da Rádio Morabeza, a Dra. Izanete Luz do BAI, o Dr. Renato Fonseca, estudante de mestrado da ENG e o Prof. Arsénio Gomes da ENG como moderador. Esta atividade teve por objetivo mostrar aos estudantes o que se espera deles enquanto futuros profissionais e quais os desafios e oportunidades que podem vir a enfrentar no mundo laboral.

Foto 3.JPG

Procurou-se trabalhar também com os estudantes conteúdos que nem sempre são contemplados em sala de aula - soft skills, contando com a dinamização de uma palestra pela Profª. Eva Duarte da ENG que apresentou a importância das competências socioemocionais para a contratação de qualquer profissional, destacando a comunicação, empatia, inovação, criatividade, iniciativa e o relacionamento interpessoal.

Foto 4.JPG

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, outra aposta da Semana de Gestão foi o Empreendedorismo, onde se aproveitou para mostrar aos estudantes que podem investir nas suas ideias, desde que tenham visão, coragem e competências. Assim, para mostrar como isso funciona na prática, realizou-se um painel com casos de microempreendedores de sucesso em São Vicente, como o Pex Fresk, Lion Tribe, Criolinhas, Mussin d´Mandod, Nutridinha e Brainstorming Coworking. Estes, por sua vez, tiveram a oportunidade de contar as suas experiências e alertar os estudantes a estarem sempre atentos às oportunidades do mercado, a correrem atrás dos sonhos, a identificarem e a trabalharem com parceiros estratégicos, a continuarem a investir na aprendizagem e no conhecimento e procurar antecipar os desafios e dificuldades que podem vir a surgir, de modo a empreenderem atempadamente.

Foto 5.JPG

Ainda durante o evento, contou-se com workshops, documentários para debate e momentos culturais.

No final do evento foi feita uma caminhada à Escola de Salamansa e foram entregues aos alunos kits de geometria com esquadros, compassos e transferidores. Na cerimónia de encerramento foram entregues certificados de participação na Comissão de Organização e prémios para os estudantes que participaram dos jogos de gestão (Hunger Manegement Games).

Foto 6.JPG

Para os estudantes, este evento foi de grande valia, pois puderam interagir com todas as turmas da área de gestão da ENG, foram abordados temas interessantes e ainda puderam sentir o verdadeiro espírito e cultura académica. Estes mostraram-se ansiosos para a próxima edição da Semana de Gestão, querendo participar como ouvintes e organizadores.

Como reiterou a Vice-Presidente da Escola de Negócios e Governação, o nome Iª Semana de Gestão mostra o compromisso assumido para realizações futuras.