A Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Presidência da República de Cabo Verde, promoveu uma conferência sobre “As formas de financiamento do ensino superior e privado, a experiência da Faculdade Zumbi dos Palmares”, proferida pelo Reitor da Faculdade de Zumbi dos Palmares, José Vicente. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, no auditório da Escola de Negócios e Governação, Campus de Palmarejo.

A cerimónia de abertura foi presidida pela Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, que deu as boas vindas aos presentes e fez um historial do percurso da Universidade de Cabo Verde que, embora muito jovem, com apenas 12 anos, já conta com uma longa caminhada.

O Reitor da Faculdade de Zumbi dos Palmares, relativamente à questão em debate, defendeu que é preciso achar-se um caminho, um meio-termo, entre os ensinos público e privado, que possa permitir que essas duas forças juntem os seus recursos e as suas expertises para permitir que o ensino possa ser aprimorado, melhorada a sua qualidade e, fundamentalmente, que ele possa ser ampliado.

Adiantou ainda que “esse novo tempo tecnológico” vai exigir muitos investimentos para se dar um salto qualitativo e quantitativo, sendo que por isso, conforme advogou, a existência de parcerias é importante para a criação de recursos.

Por outro lado, reafirmou que essa visita a Cabo Verde vem no sentido de “ouvir e aprender” as grandes realizações da Uni-CV e trazer as informações que estão a acontecer no ensino superior no Brasil e na América da Latina.

A conferência, que foi moderada pelo docente da Uni-CV, António Correia e Silva, contou com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz, assim como docentes, estudantes e demais convidados.

IMG_9201.jpg