Os estudantes e ex-estudantes da Economia da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde (ENG Uni-CV) apresentaram à comunidade académica os seus trabalhos de investigação com o objetivo de criar um espaço para partilha/socialização de ideias, de debate e divulgação do conhecimento produzido no âmbito do curso de Economia para além de contribuir para a promoção da cultura científica e do progresso da ciência económica no País. A 1ª mostra de trabalhos foi apresentada na sexta-feira, dia 22 de março, no Auditório da ENG |Uni-CV.

No discurso de abertura do evento, o Pró-Reitor para Pós-graduação e Investigação, Aristides Silva, afirmou que esta mostra de trabalhos de Economia é um exemplo que não deve ficar somente na ENG, mas alargado a toda a Universidade.

No total foram 10 (dez) trabalhos apresentados em painéis e em posters, através dos quais os autores expuseram à comunidade os seus trabalhos, discutiram os resultados obtidos e receberam contribuições para a melhoria dos mesmos.

“Hoje estamos a dar o primeiro passo para a iniciação científica com a primeira mostra de trabalhos académicos em Economia, mas para o ano seguinte o nosso objetivo é trazer estudantes de outros cursos da ENG, mas também de outras universidades e institutos”, avançou o Presidente da ENG, João Brito.

Impacto dos gastos públicos em educação e saúde no crescimento económico de Cabo Verde no período de 2000 – 2017; determinantes do crescimento económico: uma análise do papel da exportação e importação (1980-2015); impacto dos gastos públicos em educação e saúde no crescimento económico de Cabo Verde no período de 2000 – 2017, foram alguns dos trabalhos apresentados.

O Coordenador do evento, António Baptista, comprometeu-se a realizar este evento anualmente com o intuito de criar um espírito de incentivo à investigação e desenvolver a cultura científica não só no curso de Economia, mas sim, em toda ENG.

O Presidente da Associação dos Jovens Economistas, Zeni Alves, lembrou que a investigação continua a ser um dos objetivos focais da Associação juntos de outros parceiros para capacitar os jovens que saem da universidade.

Criado há um ano e meio, tem trabalhado muito na promoção dos jovens que terminam o curso de Economia no sentido da promoção do currículo, através de formações de capacitação dos jovens, no sentido de engajar e entrar no mercado de trabalho com maior facilidade.

IMG_8617.JPG