DSC04909.jpg

Enquadrada nas boas-vindas aos novos estudantes, o professor António Baptista proferiu uma aula magna subordinada ao tema "Desafios, Oportunidades e Ferramentas para o sucesso escolar e profissional", no dia 05 de outubro, no auditório do Campus da Escola de Negócios e Governação (ENG), na cidade da Praia.

Com a sala cheia de estudantes atentos às questões financeiras, o professor António Baptista iniciou a sua alocução a questionar onde deve haver mudanças de atitude e comportamentos? Segundo o professor, essas mudanças partem de cada um, “algo que é pessoal”, portando deve-se apostar na autoconfiança, na auto-motivação, na autorresponsabilidade e na autoestima para se poder ser uma pessoa melhor.

Para o professor António Baptista, o hábito da poupança ainda não faz parte da nossa cultura, uma vez que somos “impacientes e imprudentes no uso do dinheiro”. Por isso, há a necessidade de aprender algumas regras básicas sobre a poupança.

“Pague para você primeiro. Isto é, ao invés de comprar e depois ver se ainda tem algum dinheiro para poupar, separe o dinheiro antes de usá-lo. Caso contrário, você nunca conseguirá guardar dinheiro e gaste menos do que recebe”, recomenda António Baptista, alertando que se deve distinguir a necessidade do desejo.

O palestrante frisou que é necessária uma mudança de atitude, cultura, valores e incentivos, que permitem criar um “modelo do seu dinheiro” para poder garantir uma boa qualidade de vida, por isso é essencial “investir na formação de uma geração mais consciente das suas possibilidades e mais capacitada para tirar proveito das oportunidades que surgem”.