IMG_0646.jpg

No âmbito da semana de receção aos novos estudantes, a Escola de Negócios e Governação (ENG) realizou uma Aula Magna, proferida pelo Sociólogo Henrique Varela, no dia 4 de outubro, no auditório da ENG, Campus do Palmarejo.

“Motivação para o Estudo” foi o tema da Aula Magna, que sublinhou a importância da Escola como o lugar por excelência da transformação da sociedade, uma vez que dali brota o estudo, a sabedoria, o conhecimento, surge a oportunidade, faz-se a leitura e se livra da ignorância e assim se alcança a aprendizagem. Neste âmbito o professor tem um lugar de destaque dado que orienta o processo. Abordou-se a motivação para o Estudo e realçou-se que “no exercício de qualquer tarefa o indivíduo deve estar motivado uma vez que a motivação, no caso académico, incentiva e estimula o estudante e o leva a acelerar a aprendizagem e a travar o esquecimento. A persistência leva o estudante a insistir e a nunca desistir até que alcance a meta e o objetivo que é a aprendizagem”, sublinhou o Sociólogo.

Durante a Aula Magna, foi ainda realçado que o estudante deve desenvolver a autoconfiança porque assim estimula a coragem e antecipa o sucesso. Igualmente, o estudante deve estar focalizado e determinado na meta a atingir e assim centra-se no foco que é a aprendizagem.

Henrique Varela referiu-se à Ética, que leva o estudante a ter desde logo, no seu quotidiano, o espírito de equidade, o sentido da tolerância, o aperfeiçoamento da integridade, o aprofundamento da cordialidade e o forte desejo de amar. O estudante deve levar em conta valores, designadamente a responsabilidade, a lealdade, a humildade, a solidariedade, o respeito e a paciência.

No ambiente académico deve reinar a união, a cooperação, a colaboração, a participação e nunca a competição. Ainda, entre os estudantes, como possuem habilidades diferentes, deve haver a complementaridade e nunca a rivalidade e, desta forma, desenvolve-se   o espírito do trabalho em equipa.