CEDEAO_UNICV.jpg

A Escola de Negócios e Governação da Uni-CV realiza a 1ª Semana da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Uni-CV sob o tema “A CEDEAO e os Desafios da Integração Regional: Modelos, Dinâmicas e Perspetivas”, entre os dias 28 e 31 de Maio, com vista a socializar e debater com a sociedade civil cabo-verdiana temáticas pertinentes e sempre atuais envolvendo questões da integração regional na CEDEAO.

A Sessão Solene de Abertura que se realiza no dia 28 de Maio, às 8h30, no Auditório da ENG, contará com a presença do Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, da Reitora da Uni-CV, Professora Judite Medina do Nascimento, do Presidente da ENG, Professor João Brito, do Diretor Académico do Mestrado Integração Regional Africana, Professor Odair Barros-Varela e do membro da Comissão Organizadora, Professor Vlademiro Furtado.

A intenção de organizar este evento decorre da 1ª Edição do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA) realizada pela ENG e tem como objetivo central promover e discutir com a sociedade civil cabo-verdiana temáticas relacionadas com a integração regional na CEDEAO da qual Cabo Verde integra desde 1976. Trata-se de, por um lado, perscrutar os desafios pelos quais a Integração Regional oeste africana atravessa e, por outro, elucidar as perspetivas, as dinâmicas e os modelos visando a consolidação dos processos da integração na CEDEAO. Paralelamente à apresentação de atividades de cariz académico, serão promovidas atividades de carácter sócio-recreativo envolvendo aspetos sociais e culturais dos Estados-membros.

A CEDEAO completará no próximo dia 28 de Maio do ano em curso 43 anos de existência. Desde a sua criação pelo Tratado de Lagos, a CEDEAO vem experimentando diversas situações caracterizadas por avanços e recuos no que tange ao seu processo de fortalecimento e consolidação da integração regional. Um dos aspetos imprescindíveis deste processo é, incontornavelmente, a Universidade enquanto mecanismo de produção, transmissão e circulação de ideias e conhecimentos sobre a integração e, bem assim, dos fatores que interferem ou impactam positiva ou negativamente neste processo.

Programa